Quem é esta

Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?

17 de agosto de 2020

À vossa proteção

    A mais antiga oração a Nossa Senhora de que se tem notícia data do século III. É da época em que os cristãos estavam fundando comunidades cristãs no Egito e sendo perseguidos pelos imperadores romanos. Século III, engloba os anos 200 de nossa era. Quando o Império Romano adotou o cristianismo como religião oficial do império, em 391, já havia muitas comunidades cristãs no Egito. O cristianismo entrou no Egito ainda no tempo dos apóstolos de Jesus, que pregaram na cidade de Alexandria. Então na época em que essa oração foi escrita era um tempo de muita perseguição, luta e martírio dos cristãos pelos imperadores romanos. A oração foi encontrada no Egito no ano de 1927 em fragmentos de papiro.

    ORAÇÃO

    À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todo perigo, ó Virgem gloriosa e bendita.

    É reconfortante saber que Nossa Senhora já era conhecida como mãe de Deus a partir do ano 100 de nossa era. Por isso devemos estudar a tradição católica que juntamente com a liturgia é a maior riqueza que temos na terra.

    Uma curiosidade sobre a aparição de Nossa Senhora no Egito em 1968 é que mais de 250 mil pessoas puderam vê-la. Ela foi filmada e fotografada.

    Atualmente, nesse tempo de pandemia em que estamos, com tantas famílias enlutadas no Brasil e no mundo inteiro, vamos fazer como os primeiros cristãos do Egito, vamos dirigir essa poderosa oração à mãe de Deus. É mais uma jaculatória, pode-se decorar e recitar em todas as horas de necessidades.

    Os cristãos do Egito continuam a serem perseguidos nos dias de hoje. Igrejas estão sendo destruídas. 

    Rezemos por eles que nunca pouparam esforços para construir lindos templos católicos.