Quem é esta

Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?

27 de agosto de 2020

Nossa Senhora: Arca da Nova Aliança

 

    No Antigo Testamento lemos que a Arca da Aliança abrigava as tábuas da lei dada por Deus a Moisés no  Monte Sinai, Ex 25. O povo israelita a carregou pelo deserto durante 40 anos. No deserto foi construída uma tenda especial em 1.300 a.C. para abrigar a Arca. Já, o povo habitando em Israel, o rei Davi construiu um lugar especial para a Arca da Aliança. Ela era sinal da presença de Deus no  meio do seu povo. Por fim o rei Salomão construiu um grande templo, no qual fez um lugar todo especial para a Arca da Aliança. O rei Josias, em 624 a.C., com medo de uma invasão estrangeira, mandou esconder a Arca e nunca mais se teve notícias da mesma, 2ª Cr 35, 3, até que João a viu no céu, Ap 11, 19.
    No Novo Testamento Maria, já grávida de Jesus, parte às pressas para a Judeia para visitar a mãe do maior profeta nascido de mulher, Lc 1, 39. O rei Davi parte às pressas para a Judeia levando a Arca da Aliança, 2ª Sm 6, 2. A viagem de Davi à Judeia é prenúncio da viagem de Maria, ou seja: a viagem de Davi é profética.
    No Novo Testamento Maria fica 3 meses na casa de Zacarias, pai de João Batista, Lc 1, 56. A Arca da Aliança ficou 3 meses na casa de Obed- Edon, 2ª Sm 6, 11.
    No Novo Testamento João pula de alegria no ventre de Isabel que está diante de Nossa Senhora, grávida de Jesus, Lc 1, 41. Davi pulou de alegria diante da Arca, 2ª Sm 6, 16.
    No Novo Testamento Maria carrega no ventre o próprio Deus que se fez carne, Jo 1, 14. A Arca da Aliança carregava a lei escrita em tábuas de pedras.
    Jesus é o selo de Deus que confirma a nova aliança e Maria é a Arca viva que o trouxe ao mundo, dando condição para que todo batizado seja uma arca onde habita a Santíssima Trindade. Nós somos santuário do Deus vivo, 1ª Cor 3, 16, "Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?"
    Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.