Quem é esta

Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?

6 de setembro de 2020

Terço das sete dores de Nossa Senhora

    Também conhecido como coroa das sete dores.
    O costume de rezar este terço vem da Idade Média. Em 1981, nas aparições de Kibeho, na África, Nossa Senhora pediu que o terço das sete dores voltasse a ser rezado em todo o mundo. É importante rezar esse terço, pois em cada um de seus mistérios se medita uma passagem dos evangelhos referente a uma dor de Nossa Senhora. Cada mistério consta de 7 ave-marias.
    Reze até o dia de Nossa Senhora das Dores, 15 de setembro e alcance sua graça. Você também pode adquirir o costume de rezá-lo em qualquer tempo. Garanto que as graças que você precisa serão alcançadas. Segundo a tradição foi Nossa Senhora quem ensinou esse terço.

TERÇO
   
      Fazer o sinal da cruz.
    Rezar a oração:     "Meu Deus, eu vos ofereço este terço das dores de Maria para a vossa maior glória, e em honra da vossa Santa Mãe, meditando e participando dos seus sofrimentos. Eu vos suplico; concede-me o arrependimento de todos os meus pecados, a sabedoria e a humildade necessárias para que eu possa me beneficiar de todas as indulgências nele contidas".
    (Pedir a graça que se quer alcançar) 
    Creio em Deus Pai...
    Ato de Contrição.
    Nas três primeiras ave-marias reza-se a jaculatória a cada ave-maria rezada: "Ó mãe cheia de misericórdia, lembrai-nos a cada dia dos sofrimentos de Jesus".
    Cada mistério do terço consta de um Pai Nosso e de sete ave-marias. Entre cada mistério reza-se a jaculatória: "Ó mãe cheia de misericórdia, lembrai-nos a cada dia dos sofrimentos de Jesus".
    1º Mistério: Meditamos a primeira dor de Maria: a profecia de Simeão. "Uma espada de dor irá transpassar teu coração por conta do sofrimento que deve recair sobre o teu filho".
    2º Mistério: Meditamos a segunda dor de Maria: "A fuga, com Jesus pequeno e São José, para o Egito".  
    3º Mistério: Meditamos a terceira dor de Maria: "A perda de Jesus no templo de Jerusalém".
    4º Mistério: Meditamos a quarta dor de Maria: "O encontro com Jesus no caminho do Calvário".
    5º Mistério: Meditamos a quinta dor de Maria: "Maria aos pés da cruz de Jesus".
    6º Mistério: Meditamos a sexta dor de Maria: "Maria recebe em seus braços o corpo de Jesus".
    7º Mistério: Meditamos a sétima dor de Maria: "Jesus é sepultado".

    Uma sugestão é fazer um momento de meditação de cada dor com a leitura dessa dor no evangelho.

    No final do terço reza-se: "Rainha dos mártires, a vossa alma foi marcada por uma imensa dor. Eu vos suplico, pelas lágrimas que derramaste nos momentos da provação, obtende para mim e para todos os pecadores o sincero arrependimento dos nossos pecados".

    "Coração doloroso e imaculado de Maria, rogai por nós". 3 vezes.
    Sinal da cruz.