Quem é esta

Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?

20 de agosto de 2020

Oração "Estrela do céu"

Estrela do céu que a seu peito alimentou o Senhor.

Libertando os homens do pecado que começou,

Já desde Adão e os primeiros homens. 

Digne-se agora a mesma Estrela, dominar as forças do mal, 

Que por suas disposições malignas,

Costuma ferir o povo com doenças e miséria. 


Atendei-nos, Senhora, porque 

o vosso Filho que vos honra, nada vos nega. 

E vós, Senhor Jesus, salvai-nos, 

Atendendo os pedidos de vossa Mãe virgem. 


Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, 

para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 


Oremos: 

Deus de misericórdia, Deus de piedade e amor, Deus de perdão, 

que sempre vos compadeceis da aflição de vosso povo, 

dissestes ao anjo castigador: 

“suspende tua mão". Por amor daquela Estrela Gloriosa, 

Mãe puríssima de Jesus, nosso irmão, grande salvador

e libertador do mundo inteiro, que nos livra de todo mal, 

concedei-nos o auxílio da vossa graça para sermos, com certeza, 

livres e misericordiosamente salvos de toda peste, miséria, 

morte repentina e de todo perigo de condenação eterna.

Por Jesus Cristo, Rei da glória, que vive ressuscitado e reina por todo sempre. Amém. 

Ó doce Mãe, terna Maria, dai-nos de Jesus, doce companhia.  

Essa oração é antiga, em 1850, durante um surto do cólera ela já era rezada no NE. É interessante rezá-la nesse tempo em que o novo corona vírus está atacando a Terra.

Nossa Senhora intercede

    Nossa Senhora intercede pelos noivos, ela sente a vergonha pelos donos da festa, as pessoas que convidaram a ela e a Jesus para a festa de casamento dos seus filhos eram-lhes próximos, ou em parentesco ou em amizade ou eram parentes e amigos. Somente pessoas íntimas das famílias dos noivos são convidados para as festas de casamento. Outros convidados que não fossem tão íntimos, não tinham acesso ao quanto de vinho ou de comida tinha na festa. Nossa Senhora, com acesso à cozinha, tomou para si o vexame que a falta do vinho iria causar aos noivos. E Ela se achega a Jesus: "Ei, não tem mais vinho". Ela sabia que sem vinho a animação da festa acabava. Jesus lhe responde: "Que importa a mim e a ti, ó senhora? (Essa frase quer dizer: que nós podemos fazer?) Ainda não chegou a minha hora".
    Nossa Senhora acredita que Jesus pode resolver o problema e se dirige aos que servem: "façam o que Ele vos disser". E Jesus agiu. Mandou encher seis jarras de pedra, cada uma com capacidade para 38 a 40 litros de água e essa água foi transformada, por Jesus, em vinho da melhor qualidade.
    Jesus obedece à solicitação de Nossa Senhora, os servos obedecem à solicitação de Jesus e a festa continua. Assim em Caná da Galileia Jesus dá início aos seus milagres públicos. Nossa Senhora já sabia que Ele era capaz de resolver o problema da falta de vinho.
    A lição que tiramos dessa passagem bíblica é de que as coisas de Deus são muito simples e o relacionamento de fé de Nossa Senhora em Jesus faz com que Ele transforme a festa de casamento num sucesso com o bom vinho para os convidados.
    Nossa Senhora continua intercedendo por nós com a mesma simplicidade que ela intercedeu a Jesus pelos noivos naquela festa. A realidade do céu é intrinsecamente ligada à realidade da terra. Não é por nosso esforço, nem por multiplicarmos nossas orações que vamos ser atendidos por Deus, mas é por nosso relacionamento amoroso, afetivo e efetivo que temos com Ele. É tudo muito simples. É pela união com Deus, e buscando as coisas lá do alto, que compreendemos a simplicidade de Deus. Também podemos interceder uns pelos outros, se a pessoas não tem tanta experiência de intimidade com Deus peça orações às pessoas que vivem para Deus. Nós valemos muito mais do que os pássaros e Deus se importa conosco, é preciso que nos importemos com as coisas de d'Ele.
    Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.