Quem é esta

Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?

24 de agosto de 2020

Magnificat

    É o cântico, ou oração que Nossa Senhora recitou ao chegar à casa de sua prima Isabel. Lc 2, 46-56. Maria era judia, observadora dos preceitos do Senhor e como tal recitava salmos e cânticos da bíblia, que era costume dos judeus. No Antigo Testamento era costume as pessoas que se sentiam agraciadas por Deus entoarem cânticos ao Senhor. O cântico de Ana, mãe de Samuel, 1ª Sam 2, 1-10 é semelhante ao magnificat. Ela o proclama quando se sente agraciada por Deus com um filho, o qual ela oferece para o serviço do Senhor. Temos o último cântico de Davi, 2ª Sam 23, 1-7. O cântico de Tobi, Tobias 13, 1-9. O cântico de Judite, Judite 16, 1-17 e tantos outros que nos servirão de exemplo para que nós também possamos usá-los como agradecimento a Deus pelos seus benefícios em nossas vidas. 

    No Novo Testamento temos o cântico de Maria: magnificat, Lc 1, 46-56, o cântico de Zacarias: Benedictus, Lc 1, 67-80,  e o cântico de Semeão Lc 2, 29-39. Esses cânticos encerram o Antigo e abre o Novo Testamento. Todos eles são de agradecimentos a Deus por Ele ter cumprido sua promessa de salvação feita a nossos pais no Antigo Testamento.  Maria, Zacarias e Semeão estão na passagem da antiga para a nova lei. São judeus que viveram o judaísmo e testemunharam o cumprimento da promessa de Deus em Jesus Cristo. Temos o cântico de Jesus que atesta todos esses cânticos do Novo Testamento. Jesus exultou de alegria por virtude do Espírito Santo e disse: "Louvo-te e agradeço-te, ó Pai, Senhor do céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelastes ao simples. Sim, ó Pai, porque isto foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho e aquela a quem o Filho o quiser revelar"... "Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes. Muitos profetas e reis desejaram ver o que vós estais vendo e não viram, ouvir o que vós estais ouvindo e não ouviram".

    Por fim o apocalipse nos apresenta o coroamento de toda a história da Salvação com o cântico de júbilo e louvores no céu. Ap 19, 1-8.

    É uma reflexão para ser orada com a bíblia à mão.